Descobertas de pais de primeira viagem: arrotos e gases

Ao sair da maternidade, a pediatra neonatal sugeriu a compra de uma pomada para assaduras e o Salsep, um descongestionante nasal.

Imagem

No início o Rafael não tinha nariz entupido, então utilizávamos bem pouco o produto.

Semanas depois, o bebê começou a regurgitar muito à noite, praticamente em todas as mamadas e quase não arrotava mais. Ficamos super preocupados achando que ele poderia estar com algum problema, o temido refluxo.

Em visita de rotina ao pediatra, o Dr. Luiz, ele olhou o Rafinha em silêncio e com calma disse ‘o bebê está com dois problemas’. Juro que gelei na hora e fiquei esperando o pior, mas ele disse:

– É só o nariz entupido que impede ele de mamar corretamente e faz com que tente respirar pela boca, causando a regurgitação e os gases. Passe Salsep ou Sorine toda vez antes de cada mamada.

Ufa, era só isso!

Depois ele nos ensinou a fazer uma massagem mágica na barriguinha do Rafa segurando suas perninhas flexionadas. No consultório ele evacuou e soltou tantos gases que cheguei a ficar sem graça!

Temos até um vídeo em casa utilizando a técnica e ela funcionando. Filmamos porque até a cara dele fazendo força é linda!

Nosso querido pediatra escreveu um artigo sobre o tema, no estilo dele, com simplicidade explicando que os arrotos e gases nos pequenos não são um bicho de sete cabeças.

 

– Meu marido sugeriu escrever sobre este tema aqui no blog, se você tiver alguma indicação ou história para contar que possa ajudar outros pais de primeira viagem, fique à vontade para sugerir!

Anúncios

10 comentários sobre “Descobertas de pais de primeira viagem: arrotos e gases

  1. Então…eu traumatizei com o Salsep…espirrei no nariz do meu pequeno e ele, com o susto, acabou “puxando” a “cototinha” para dentro. Dessa forma o nariz dele trancou (ele estava com 7 dias)…ele começou a ficar roxo e sem respirar… o virei de barriga para baixo, aí ele chorou e a cor voltou, mas bastou que ele ficasse quietinho de novo e voltou a ficar roxo. Nessa hora, chamei meu sogro e corremos com ele para o hospital. Chegando lá (Instituto da Criança, no Portão, e eu chorando desesperada) um médico (muito bom por sinal) me acalmou e explicou que ele ainda não sabia respirar pela boca, então quando o nariz trancou, ele nem imaginava que, ao abrir a boca, conseguiria respirar e só por isso ficou roxo e caso acontecesse de novo, era para eu simplesmente abrir a boquinha dele que tudo ficaria bem!! Pois bem, mesmo assim eu fiquei vendo meu pequeno roxo por quase 1 mês e NUNCA mais consegui usar o tal Salsep. Agora só uso Sorine, acho muito mais tranquilo e o risco de assustar a criança, é muito menor…

  2. muito legal! O Theodoro tbm tem gases e dificuldade para mamar as vezes por causa do nariz trancadinho. às vezes não parece que está trancado né!? eu uso o sorine bebê! tbm é muito bom. e tratando-se de pomada… se puder meter o “bedelho aqui” indicaria BEPANTOL. é a melhor mesmo. é mais car amas dura muito! bjos

  3. Nossa, menina, que susto! Eu também ficaria traumatizada e estas coisas acontecem bem nos momentos em que a gente ainda está super insegura! Obrigada por compartilhar a experiência! 🙂

  4. Sim, estou montando um post sobre pomadas e também gosto mais da Bepantol, ela é mais barata que a Hipoglós! Obrigada pelo comentário!! 😉

  5. oi Eve, to curtindo seus post’s… tenho uma POMADA MÁGICA MARAVILHOSA que só descobri agora no 4 filho. é a CETRILAN. sabe quando a assadura não melhora, e continua; mesmo passando exageradas camadas de bepantol, hipoglós? ENTÃO, em uma consulta com uma cardio pediatra, ela me indicou essa pomada e amei, tenho em casa para devidas emergências… o valor é mais alto tipo uns R$ 29 mas é excelente, em uma única passada e pronto, a mágica está feita. só uma dica MUITO VÁLIDA.
    bjinho
    Vanessa Muraro

  6. Hei Eve me passa o telefone do seu pediatra?! Se importa?!
    Estou a procura de um pra levar o Leo e ta dificil!!!!!!
    O narizinho do Leo ainda nao entupiu, mas é bom sabe o que eu posso usar!!!
    Tudo que eu queria saber é fazer essa massagem milagrosa! O Leo faz muitaaaaa força pra fazer coco, e por 30, 40 min tadinho!!! Fica só gemendo, e nem chora, tadinho nao posso nem chamar de cólica! rsrsrs E como o jho e o gu nao tiveram colicas, nao sei como agir!
    Nao se preocupe, que mesmo sendo mãe de 3 viagem , ainda tem coisas que a gente nao sabe e as vezes se sente insegura!
    Dicas otimas! Adorei o blog!
    Beijus

  7. Oi Eti, este é o número do consultório: (41) 3264-6412, fica no alto da XV. O Dr. Luiz vai entrar em férias agora em setembro, mas tem o filho dele, Dr. Felipe que também é muito bom. Eles são donos do Hospital Menino Deus, qualquer emergência dá pra encontrar eles por lá.

    O Rafaelzinho também faz este esforço todo e às vezes só sai gases!! Vou postar o vídeo ou fazer um melhorzinho ensinando a massagem bem certinho, não tem erro, seu baby vai economizar horas de esforço! hehe

    Obrigada por comentar aqui! 😉
    Bjos

  8. Sobre assadura….quando o neném tiver assadinho a melhor maneira de curar é misturar óleo para bebê e a pomada de assadura, isso hidrata a pele do bebê e depois fica mais de remover a pomada na troca de fraldas, deixando o bumbum bem limpinho e aí a assadura some rapidinho!

  9. Que bom ter chegado aqui no blog e principalmente ter llido o comentário da mamãe Suelen ! Ontem, depois de ter usado o salsep pela primeira vez, meu bebê de 43 dias “amoleceu” de repente.tipo dormiu do nada. Pense no susto. Mas ele logo acordou e levamos mesmo assim na urgência. Foi examinado e tava tdo bem. A médica achou q ele tivesse engasgado. Aih hj lendo aqui concluo : foi depois do salsep mesmo! Ele deve ter se assustado c aquela novidade e perdeu o fôlego. Hj mesmo vou passar sorine , ja q cismei o salsep !!!!!!!.
    A propósito, ja postou o vídeo da massagem?
    Abs de uma mamãe paranóica

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s