O primeiro dodói!

No meu último dia de trabalho de 2013, umas 4h da tarde recebo um telefonema da minha mãe: ‘o Rafa está com febre. Já dei paracetamol, mas a febre voltou’. Fiquei bem apreensiva e não conseguia mais fazer nada. Liguei para o meu marido que também saiu do trabalho e fomos ao hospital levar o Rafa.

Lá ele foi diagnosticado com amigdalite. A médica de plantão disse que ele teria mais dois dias de febre, mas que logo melhoraria com Paracetamol e Amoxicilina. Saímos aliviados com o diagnóstico e a certeza de que logo estaria bonzinho – mas nossa provação estava só começando!

Em uma noite ele chegou a ter 39 graus de febre e na outra 40. O remédio demorava mais ou menos meia hora para fazer efeito, enquanto isso, dávamos banho para ajudar. Era triste ver aquele nosso bebezinho que sempre sorridente e esperto todo mole só querendo dormir e chorando. Nestes dias de febre ele também ficou um dia sem mamar – fiquei preocupada achando que ele não ia querer mais, mas ainda bem que foi apenas no dia que provavelmente a gargantinha doía mais.

Na segunda-feira, dia 30 de dezembro, ficamos aliviados porque ele acordou sem febre. Por outro lado, começaram a aparecer bolinhas vermelhas no rosto que rapidamente se espalhou por todo corpo. Corremos para o hospital novamente e o médico diagnosticou uma alergia à Amoxicilina e receitou um anti-histamínico.

As pintinhas duraram mais dois dias e felizmente no dia 1 de janeiro já tinham desaparecido quase por completo e a garganta também já está bem melhor. Ufa, que susto!

Informação

Nos momentos de aflição eu e meu marido sempre buscamos muita informação para entender o que está acontecendo. Uma das fontes mais esclarecedoras foi do Blog da Alergia. Lá descobrimos que existem três tipos de reação ao antibiótico:

-Reações Imediatas: são as mais graves, ocorrendo na primeira hora após o uso.
Acompanham-se de: coceira intensa, placas de urticária, rubor, ou ainda de edema na laringe (glote), falta de ar, cólicas abdominais, arritmia cardíaca e, mais raramente, choque anafilático.

-Reações Aceleradas: Ocorrem entre 1 e 72 horas após o uso do medicamento, podendo cursar com urticária, angioedema, coceira intensa ou evoluir para forma mais grave e morte.

-Reações Tardias: São reações freqüentes e benignas, surgindo após 72 horas ou mais, com erupção na pele (rash). Quadros graves ocorrem mais raramente.

Nós procuramos informações para saber como diminuir as pintinhas vermelhas, passamos Cutisanol, demos banho, mas nada acontecia! O melhor nesses casos é ter paciência e fé porque vai passar! Aqui tem a foto do antes e depois do Rafa:

WP_20131231_07_09_46_Pro WP_20131231_18_54_46_Cinemagraph

Esta foi a nossa virada de ano novo mais doida de todos os tempos! Feliz 2014, com menos dodói!

4 comentários sobre “O primeiro dodói!

  1. Eu também tenho alergia à penicilina, o importante é informar ao médico nas próximas vezes que precisar tomar antibiotico, porque ao repetir a medicação, a reação pode vir mais forte. Na primeira vez que tomei só deu algumas bolinhas. Na segunda vez enchi de bolinhas e comecei a inchar: nariz, lábios e garganta.

    Meu bebê também tem alergia, herdou de mim.

  2. Estamos passando pelo mesmo problema. Só que o médico aplicou na veia e receitou Polaramine, e para a garganta azitromicina. Estamos indo para o segundo dia e ainda não está desaparecendo, mas seu post me deixou mais tranquilo. Parabéns.

Deixe um comentário

